
O Celeiro de Ases terá um sábado (11) movimentado, com compromissos em todas as principais categorias. As equipes Sub-20 e Sub-17 enfrentam o Figueirense, no CT do Cambirela, em Palhoça (SC), ambas invictas e líderes da Copa Sul. Também no sábado, a Sub-15 encara a Chapecoense, na Arena Condá, em Chapecó. Além disso, o Internacional disputa a Copa Atlântico Sub-19, realizada no CT do Retrô, em Camaragibe (PE).
Panorama das equipes
A Sub-20 chega à quarta rodada da Copa Sul com 100% de aproveitamento, após vitórias sobre Coritiba, Operário e Real SC. Devido à convocação de oito atletas pelo grupo profissional para o jogo-treino diante do Gaúcho, também neste sábado (11), e três atletas, que também compõem o grupo profissional, entregues ao Departamento Médico, uma geração será antecipada para o confronto contra o Figueirense. Assim, a equipe comandada por Mário Jorge atuará com um elenco formado majoritariamente por jogadores Sub-18 e Sub-17.
A Sub-17, dirigida por Filipe Matos, também segue invicta na competição, somando duas vitórias — contra Azuriz e Juventude — e um empate diante do Coritiba. Assim como na categoria acima, o grupo utilizará atletas mais jovens para o duelo em Palhoça, com uma formação composta, em sua maioria, por jogadores Sub-16.
Na Sub-15, o time treinado por Douglas Rodrigues enfrenta a Chapecoense na Arena Condá em busca da liderança do grupo. A equipe soma quatro pontos em três jogos e ocupa atualmente a segunda colocação.
Paralelamente à disputa da Copa Sul, o Internacional também participa da Copa Atlântico Sub-19, competição que reúne clubes de todo o país. O elenco colorado, comandado por Chiquinho, é formado por atletas de faixas etárias variadas, promovendo minutagem e experiência para jogadores das categorias Sub-16 a Sub-19.
Processo de transição
A presença de atletas atuando em categorias acima da sua faixa etária faz parte do planejamento de transição interna desenvolvido pelo Clube, em alinhamento com o trabalho realizado ao longo do ano no elenco profissional. Essa integração entre as categorias visa, além de suprir a equipe profissional com atletas oriundos do Celeiro de Ases, a fortalecer a formação técnica, tática e emocional dos jovens atletas, preparando-os gradativamente para o ambiente competitivo do grupo principal.
A integração entre base e profissional ocorre de forma constante. Em 2025, 17 atletas com idade de base atuaram ou foram relacionados para jogos do profissional. No total, cerca de 30 atletas da base participaram dos treinos com o elenco principal. Este processo reflete em resultados importantes para o Clube, como a venda de Gabriel Carvalho, a maior venda da história do Inter.